facebook twitter 
Revisão
Apenas textos ruins precisam ser revisados?

A escrita é uma atividade que, por si, exige extrema atenção e cuidado, uma vez que envolve delimitação de assunto, desenvolvimento de ideias e encadeamento de argumentos, entre outras particularidades não menos relevantes. Entretanto, apesar de trabalhoso, escrever bem se torna possível com uma boa revisão, que, apesar de demandar um tempo considerável, é necessária a todo texto e por este merecida. Portanto, a necessidade de revisão não significa que o texto não seja de qualidade, pois, frequentemente, erros de ortografia e gramática passam despercebidos, assim como incoerências e incoesão se ocultam sob o prévio entendimento do autor acerca do assunto.

O que é importante em uma revisão de texto?

A revisão de texto deve atentar para a estrutura e a lógica interna da produção textual, de modo que forma e conteúdo estejam organizados harmonicamente e um não se sobreponha ao outro, conferindo fluidez e clareza e garantindo a compreensão por qualquer leitor, uma vez que um texto mal formulado compromete a imagem e, consequentemente, a credibilidade de quem o compõe. Dessa forma, esse processo é pautado pelo domínio das normas da língua portuguesa, concebido como entendimento da organização do português e das relações fundamentais decorrentes dessa organização, não como um amontoado de preceitos a serem memorizados, mas sim como aplicação dessas normas de acordo com larga experiência prática e rica visão de mundo.

Conhecer as regras da língua portuguesa é suficiente para uma boa revisão?

Conhecer e dominar as regras gramaticais e ortográficas é fundamental para o êxito nessa atividade, entretanto, esse trabalho não deixa de considerar, ainda, as variações linguísticas; de ponderar a quem se destina o texto, dada a grande variedade de materiais: técnicos, científicos, acadêmicos, jornalísticos e comerciais; de circunscrevê-lo sob determinado contexto; de ter claros os objetivos da produção textual; de manter o espírito analítico contínuo e combinado com eficientes métodos de pesquisa; de exercer uma leitura minuciosa e precisa, atentando-se a pormenores e detalhes; e de, sobretudo, prezar a ética, mantendo as características próprias ao estilo e sentido adotados pelo autor.

Como esse processo é desenvolvido na OK Linguística?


Em conformidade com os eixos e procedimentos necessários a uma boa revisão, nosso trabalho desenvolve a orientação e adequação do texto à norma padrão da língua, tendo em conta a sintaxe, a ortografia, a pontuação, o estilo, a semântica, a coerência e a coesão, dentre outros aspectos capazes de imprimir dinâmica ao uso da escrita. Isso se realiza por meio de sugestões e alternativas assertivas, a fim de eliminar os vícios de linguagem, excluir os excessos e garantir o interesse, o esclarecimento quanto à mensagem, o convencimento do destinatário e, especialmente, a qualidade da informação.
ilustra revisao